A sua terapia nas nossas mãos
Esta área da saúde tem como objetivo principal tratar ou minimizar os efeitos das incapacidades causadas por doenças crónicas, sequelas neurológicas ou lesões derivadas da gestação e do parto, acidentes de trânsito e de trabalho. Esta especialidade médica é responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e organização da reabilitação de patologias incapacitantes e comorbilidades dos ossos, músculos, tendões, articulações e nervos do adulto e da criança.
A Medicina Física e de Reabilitação tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições incapacitantes ou de melhoria da qualidade de vida. Com uma abordagem global, é realizado um trabalho em equipa multidisciplinar, cujo foco é a promoção da funcionalidade física e cognitiva, promovendo a atividade, a participação e a alteração de fatores pessoais e ambientais. Esta é uma especialidade transversal com uma área de atuação muito diversificada (patologia músculo-esquelética, neurológica, respiratória.)
Para cada objetivo (prevenção, cura e recuperação da saúde) existe um tipo de tratamento. É o médico quem indica o melhor tratamento.
Ginásio de Reabilitação Física
A nossa clínica possui um ginásio de reabilitação física incluindo as terapias abaixo indicadas.
Eletroterapia
É um tratamento com um aparelho de electroterapia utilizando a corrente eléctrica. Promove a analgesia, estimulação neuromuscular, regeneração dos tecidos, entre outros benefícios.
-
Controle da dor
-
Diminuição do edema
-
Relaxamento muscular
-
Diminuição de contraturas musculares
-
Auxilia na regeneração dos tecidos moles
-
Estimula a cicatrização óssea em fraturas
-
Melhora o desempenho muscular
Terapia Manual
Consiste em utilizar os recursos manuais (as mãos do fisioterapeuta) para situações neuro-musculo-esqueléticas incluindo as articulações, músculos, fáscia e sistema nervoso periférico.
Com este precioso recurso o fisioterapeuta pode avaliar, sentir os movimentos e qualidade de movimento e palpação dos tecidos e estruturas subjacentes.
Através de manipulações articulares, mobilização, alongamentos, terapia miofascial, entre outras, realizada pelo fisioterapeuta para restabelecer os movimentos e funções fisiológicas.
Terapia por Ultrassons
A terapia por ultrassons, pode ser incluída num plano de tratamento com a finalidade de acelerar o processo inflamatório, diminuir a dor, edema, tensão muscular e rigidez articular. O ultrassom é um dos recursos mais utilizados em Fisioterapia. É um tratamento utilizado como coadjuvante de outras terapias, com estudos em que se revela muito eficaz, não invasivo, não doloroso.
O ultrassom terapêutico tem duas modalidades:
-
Ultrassom contínuo: as ondas são emitidas continuamente, sem interrupções, produzindo efeitos térmicos de calor profundo, o que altera o metabolismo e a permeabilidade das células, promove a cicatrização e diminui o edema, sendo também mais eficaz no tratamento de lesões crónicas;
-
Ultrassom pulsátil: as ondas são emitidas de forma intermitente, com pequenas interrupções, não produzindo os efeitos térmicos de aquecimento, mas também é indicado para a cicatrização e diminuir os sinais inflamatórios, sendo mais indicado no tratamento de lesões agudas.
Terapia por Ondas de Choque
Terapia não invasiva utilizada no tratamento de algumas patologias músculo-esqueléticas e lesões desportivas.
Esta técnica consiste na administração dirigida de energia acústica nos tecidos corporais através de um aplicador em contacto com a pele. A passagem pelos tecidos leva a efeitos mecânicos que desencadeiam ações regeneradoras com a libertação de fatores de crescimento, melhoria da vascularização, formação de novos vasos, aumento da produção de colagénio e destruição de calcificações.
Esta modalidade terapêutica está indicada no tratamento de várias patologias tais como:
-
Tendinopatia da coifa (com ou sem calcificação)
-
Epicondilite Epitrocleíte
-
Síndrome doloroso trocantérico (trocanterite, bursite trocantérica)
-
Síndrome da banda ílio-tibial
-
Tendinopatia rotuliana
-
Tendinopatia aquiliana
-
Tendinopatia da “pata de ganso” (bursite anserina)
-
Periostite tibial ou síndrome do stress tibial medial
-
Fasceíte plantar “Esporão do calcâneo”
-
Outras tendinopatias/tendinites ou entesopatias
-
Síndrome miofascial (com “pontos gatilho”/”trigger points”)
Manta Térmica
Ideal para quem necessita de desintoxicar, perder peso e ganhar energia. A manta térmica é um elemento indispensável para acabar com a celulite, reduzir medidas, emagrecimento e eliminar a gordura localizada.
Com o calor proporcionado pela manta, o fluxo do sangue aumenta, e elimina do organismo toxinas indesejáveis, fazendo com que haja um maior gasto de energia e, consequentemente, a queima de gordura. A sudação permite ao corpo expulsar toxinas.
Realizado com um equipamento de termoterapia, a manta de sudação emite calor acelerando o metabolismo.
-
Purifica o organismo
-
Acelera a lipólise e elimina gorduras indesejadas acumuladas
-
Acelera o metabolismo, pode queimar 600 a 800 calorias por sessão
-
Estimula o sistema linfático
-
Estimula a circulação sanguínea
-
Diminui o Colesterol
-
Melhora a textura da pele
-
Alivia as dores musculares
-
Aumenta as defesas do sistema imunitário
-
Reduz o stress e a fadiga
-
Promove vasodilatação, aumentando a circulação e oxigenação do tecidos
-
Auxilia na perca de peso, elimina retenção de líquidos
-
Elimina toxinas, radicais livres e excesso de metais pesados
-
Ajuda na permeação de ativos aplicados no corpo
-
Melhora a elasticidade da pele
Magnetoterapia
É uma forma de fisioterapia que utiliza a energia eletromagnética e é uma cura eficaz, segura e não invasiva. Os campos magnéticos interagem com as células promovendo a recuperação das condições fisiológicas de equilíbrio. É indicada nos casos em que é necessário estimular a regeneração dos tecidos após eventos lesivos de natureza diferente.
-
Aumento da circulação sanguínea, uma vez que o campo magnético consegue diminuir a contração dos vasos sanguíneos;
-
Alívio rápido da dor, pois estimula a produção de endorfinas, que são substâncias analgésicas naturais;
-
Diminuição da inflamação, devido ao aumento da circulação e redução do pH do sangue;
-
Aumento da regeneração de células, tecidos e ossos, porque melhora o funcionamento das células
-
Prevenção do envelhecimento precoce e do surgimento de doenças, pois elimina toxinas que lesam as células e prejudicam a saúde.
Pressoterapia
A Pressoterapia é um sistema de compressão mecânica controlada que promove o processo natural de drenagem, mediante a insuflação de câmaras de ar intermitentes. Ao estimular a circulação venosa e linfática, esta massagem mecânica elimina as toxinas existentes entre os tecidos, que causam diversos problemas, como a retenção de líquidos, problemas circulatórios, celulite e inchaço.
A pressoterapia:
-
Aumenta a oxigenação do organismo;
-
Melhora a circulação sanguínea;
-
Mobiliza a linfa;
-
Diminui a pressão arterial;
-
Ajuda a remover o ácido lático e resíduos metabólicos;
-
Reduz a inflamação, a dor e a tensão muscular;
-
Melhora a flexibilidade;
-
Potencializa o relaxamento muscular.