A sua terapia nas nossas mãos
A Hipnose é um estado expansivo/alterado da consciência e de relaxamento profundo que se atinge através da respiração profunda e do relaxamento muscular progressivo que permite à pessoa aceder a conteúdos internos, permanecendo acordada, consciente e com total controlo sobre si.
A hipnose é utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos mentais e físicos. Vários desses problemas são causados por eventos do passado dos quais as pessoas, muitas vezes, nem se lembram.
O papel do hipnoterapeuta, é identificá-los e ajudar o paciente a confrontá-los.
Hipnose Cliníca em Crianças e Adolescentes
O que precisa de saber...
Grande parte dos problemas que ocorrem com as crianças e adolescentes nos diferentes estágios de desenvolvimento podem ser ultrapassados com o recurso à hipnose clínica.
A partir de que idade se pode utilizar a hipnoterapia com crianças?
Poderá utilizar-se técnicas de hipnose com crianças a partir dos 7/8 anos.
No caso das crianças, o processo de "Hipnose" acontece da mesma forma que nos adultos, em que ambos permanecem acordados, conscientes e com controlo total sobre si.
Ao contrário dos adultos, as crianças na maioria das vezes experienciam estados hipnóticos com mais facilidade e isso deve-se ao facto delas terem uma imaginação mais "fértil". A capacidade de imaginação nas crianças torna o uso da hipnose uma procedimento mais simples.
A facilidade de entrar em estado hipnótico é limitado em idades inferiores a 3 anos, atinge os seus níveis mais altos entre os 6 e os 14 anos, diminui na adolescência e permanece estável até a meia-idade.
Onde é que a hipnoterapia pode ser eficaz?
A Hipnose Clínica em crianças e adolescentes pode ser aplicada em diversos problemas, que podem ser atenuados, ou até resolvidos em sessões de tratamento.
A infância assemelha-se a um processo rápido de metamorfose e a idade adulta representa o seu resultado. Intervir em crianças quer no tratamento sintomatológico ou na potencialização de recursos que permitam o seu desenvolvimento positivo promove-se a oportunidade de prevenir alguns problemas mais sérios que poderão ocorrer no futuro e que por conseguinte poderão influenciar a vida social, pessoal e profissional em adulto.
Como decorre uma sessão de hipnose clínica
com crianças/adolescentes?
Inicialmente realiza-se uma consulta com os pais da criança/adolescente, de forma a realizar uma anamnese da mesma(o) e perceber qual a sua problemática.
O hipnoterapeuta faz uma pequena abordagem sobre o que é hipnoterapia e explica aos pais as técnicas a serem utilizadas naquele caso especifico.
É de salientar que, esta terapia varia de acordo com a idade e a problemática, por exemplo, nas crianças, utilizam-se técnicas lúdicas, ou seja, os cenários para uma criança de 8 anos, poderão ser mais infantis comparativamente com um adolescente de 15 anos, no entanto, todas as técnicas são realizadas através da imaginação.
Onde a Hipnose ajuda em qualquer idade:
Controlo de sintomas
-
Distonias / Tiques Nervosos
-
Controlo da dor
-
Enxaquecas
-
Asma
-
Gaguez
-
Psoríasis, Eczemas, Verrugas, Acne
-
Acufeno (zumbidos nos ouvidos)
-
Síndrome do Colon Irritável
-
Ressonar
-
Bruxismo
-
Eritrofobia (medo intenso e irracional de corar em situações públicas ou sociais)
Problemas de Enurese
O que é?
A enurese é a perda involuntária de urina, e está maioritariamente associada a crianças, que depois da idade convencional de aquisição da continência ( por volta dos 3 anos), mantêm um padrão repetido e involuntário de incontinência.
Na maioria das vezes a enurese é funcional, ou seja, sem causa física, e maioritariamente noturna.
A enurese pode também ter uma causa física, bem como dever-se a um atraso na maturação do sistema nervoso.
Em ambos os casos a hipnose clínica é uma ajuda imprescindível. Tratando-se de enurese funcional, a hipnose facilmente elimina a condição, desbloqueando os fatores psicológicos envolvidos ( ansiedade da criança, medo de ser abandonado pelos pais, medo de não ser capaz, entre outros).
Noutros casos a hipnose pode equilibrar o sistema de alerta noturno da criança, levando-a a despertar de noite quando a sua bexiga ainda não esta completamente cheia, ou até mesmo em casos específicos, alterar a percepção da capacidade da bexiga, pois muitas vezes a criança urina na cama sem ter sequer a bexiga cheia.
Nos casos em que existe uma origem física, a hipnose ajuda a criança a lidar com esta problemática, uma vez que esta condição lhe causa bastantes danos emocionais.
Muitas vezes, apesar de existirem causas físicas, a criança que faz hipnose clínica, diminuiu consideravelmente a frequência dos episódios de incontinência.