A sua terapia nas nossas mãos
A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina holística, uma prática terapêutica cujo foco é a saúde de todo o corpo. Esta abordagem vê as patologias como algo que precisa de ser abordado com todo o ser de um indivíduo – o seu espírito e mente.
A sua prática envolve técnicas diferentes, mas complementares, que funcionam da seguinte forma:
-
Acupuntura – técnica de inserção de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo, que liberta neurotransmissores
-
Massagem Tui-Na – estimulação manual de pontos de acupuntura, o que promove a circulação e reduz a inflamação
-
Guasha – esfregar zonas afetadas de forma a que sejam eliminados bloqueios
-
Ventosas – aplicação de vácuo em locais específicos
-
Moxabustão – aquecer determinados pontos de acupuntura através de um charuto de Artemísia, uma erva medicinal
-
Fitoterapia – utilização de suplementos alimentares á base de plantas, que complementam o tratamento e potenciam a acção das outras técnicas
ACUPUNTURA
A quem se destina?
A acupuntura pode ser utilizada como alternativa a alguns tratamentos ou quando estão contraindicados fármacos, como na gravidez (utilização de apenas alguns pontos), estados de alergias, insuficiência renal e cardíaca.
A acupuntura e a acupressão podem ser utilizadas em qualquer idade nomeadamente em Pediatria.
A acupuntura é menos eficaz em doentes a tomar alguns medicamentos sendo por isso necessário desmedicalizar numa fase inicial antes de iniciar o tratamento.
O que é?
A Acupuntura é um método de diagnóstico e tratamento utilizado em algumas situações clínicas, que permite a correção de algumas alterações e uma melhoria do funcionamento orgânico global. Estas correções são efetuadas através de introdução de pequenas agulhas em determinados locais anatómicos, promovendo no organismo o restabelecimento da fisiologia através de efeitos locais, segmentares e supra segmentares.
A medicina ocidental, do ponto de vista científico, explica os efeitos da acupuntura através da estimulação e libertação de substâncias endógenas, endorfinas, neurotransmissores e hormonas que vão modelar o sistema nervoso central e autonómico, promovendo o equilíbrio do organismo sem a administração de qualquer substância química.
A eficácia clínica da acupuntura, demonstrada em dezenas de estudos, levou o National Institutes of Health (NIH), o centro de investigação médica do governo norte-americano a reconhecer a acupuntura, originária da medicina tradicional chinesa, como uma poderosa aliada da medicina ocidental.
A acupuntura é também recomendada no tratamento ou alívio de sintomas funcionais orgânicos como por exemplo soluços intratáveis, nas náuseas e vómitos de diversos tipos, incluindo da gravidez e da quimioterapia.
FITOTERAPIA
Como funciona a fitoterapia?
As plantas produzem naturalmente substâncias para o seu próprio desenvolvimento. Seja para o crescimento, a reprodução, para a defesa de adversidades ambientais ou para a sua formação, elas acabam produzindo compostos ativos que apresentam importantes efeitos terapêuticos para o corpo humano.
Quando os benefícios relacionados a essas substâncias são evidenciados, elas podem ser utilizadas em medicamentos fitoterápicos, manipulados ou industrializados. Ainda há opções com a planta in natura, como os chás.
É importante ressaltar que os compostos bioativos das plantas passam por um processo de ensaios, análises e acompanhamento das instituições públicas de saúde para garantir o uso adequado e seguro.
O que é?
A Fitoterapia Chinesa é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa voltada ao estudo e aplicação de plantas medicinais e as suas propriedades.
A sua base está na teoria Yin Yang, na teoria dos 5 elementos, no sistema de meridianos, na farmacopeia, nos métodos de tratamento baseado na utilização das plantas medicinais, na catalogação das plantas utilizadas no tratamento e na organização das fórmulas herbáceas.
Fitoterapia é uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças. Médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais são capacitados para indicar fitoterápicos aos seus pacientes, com o objetivo de melhorar o organismo, ajudar no combate de doenças e atuar na prevenção de problemas de saúde.
E os benefícios são muitos, a terapia é capaz de contribuir em casos de doenças complexas e de difícil resolução.
A modalidade é importante não só no tratamento, mas também na prevenção de diversas patologias e no cuidado com o uso exagerado de medicamentos.