A sua terapia nas nossas mãos
O que é?
Naturopatia ou Medicina Natural é uma terapia complementar baseada nos conceitos da auto-regeneração e auto-manutenção do organismo. Esta medicina natural pretende prevenir e tratar doenças recorrendo apenas ao uso de substâncias naturais (ou plantas medicinais).
Esta medicina alternativa e complementar divide-se em três áreas:
1. Preventiva
2. Curativa
3. Educativa
Ou seja, na naturopatia a prevenção assume um papel tão importante quanto a cura. A ideia passa muitas vezes por “ensinar” o organismo a curar-se. No fundo, a naturopatia procura encontrar as causas da doença através da compreensão do corpo, mente e espírito do paciente, podendo incluir várias terapias desde a mudança de comportamentos ou a alterações alimentares, por exemplo.
PRINCÍPIOS BASE DA NATURAPATIA
You own your own body. (É dono do seu próprio corpo)
Educar os pacientes e dar enfâse à autorresponsabilização para a saúde, através de um cuidado com o seu próprio corpo, atenção a sinais e a promoção da autocura.
Poder da cura pela Natureza. Identificação e tratamento das causas sem eliminar apenas os sintomas, eliminando assim o desequilíbrio e promovendo a autocura do paciente.
Não causar nenhum prejuízo.
São utilizados métodos e substâncias medicinais naturais que minimizem ao máximo o risco de efeitos secundários tanto para diagnosticar a doença como para favorecer a recuperação da saúde. Sempre que possível a supressão e sintomas é evitada, porque interfere com o processo de cura.
Tratamento do paciente como um todo.
Saúde e doença resultam da influência e interação de um conjunto de fatores que podem ser físicos, mentais, emocionais, ambientais, genéticos, sociais e outros como a saúde em plenitude inclui igualmente saúde espiritual, o Naturopata incentiva a que se prossiga com o desenvolvimento espiritual.
Prevenção.
A prevenção da doença e o alcance da saúde em plenitude no paciente são os objetivos principais da medicina naturopática. Estes objetivos são atingidos através da educação e da promoção de hábitos de vida saudáveis. Ninguém pode ser saudável num ambiente não saudável.
RESUMINDO:
-
O corpo tem a capacidade curativa por meio de métodos naturais
-
Os tratamentos naturais não despoletam problemas, ou sintomas secundários
-
Tratar a doença e a sua causa em detrimento de apenas os seus sintomas
-
Tratar o organismo na sua plenitude e não apenas a área afetada
-
Sensibilizar o paciente para hábitos saudáveis de manutenção do equilíbrio
-
Prevenir
Quais as principais técnicas utilizadas na Naturopatia?
-
Acupuntura
-
Fitoterapia
-
Hidroterapia
-
Homeopatia
-
Medicina Quântica
-
Medicina Ortomolecular
-
Nutrição
-
Hidroterapia
-
Massagens terapêuticas
-
Iridologia
-
Argiloterapia
-
Ventosoterapia
-
Entre outros
A quem se destina a Naturopatia?
A naturopatia pode ser aplicada a toda a gente, desde o recém-nascido até ao idoso, passando pelas grávidas e pelos atletas.
Os Naturopatas tratam a pessoa como um todo, considerando uma série de fatores antes de diagnosticar uma doença. Um Naturopata para além de uma avaliação clássica do paciente, observa-o também no seu estado emocional, analisando a sua dieta, o seu meio ambiente e estilo de vida, antes de efetuar um diagnóstico. Na medicina natural, o profissional visa a totalidade do individuo. Todas as manifestações são tomadas em conta de forma a trazer a cura e estabilidade emocional e física.
Na Naturopatia podem ser incluídas várias técnicas como por exemplo, fitoterapia, medicina quântica, medicina ortomolecular, os métodos de cura natural que enfatizam os estilos de vida saudáveis, nutrição, a homeopatia, acupuntura , florais Etc…
HOMEOPATIA
Quais são os benefícios da homeopatia?
Ao optar pela homeopatia, pode alcançar benefícios como:
-
Restabelecimento do equilíbrio orgânico;
-
Redução de efeitos colaterais;
-
Relação mais estreita entre médico e paciente;
-
Redução da agressividade do tratamento;
-
Prevenção de novas doenças ou sua reincidência;
-
Redução de gastos com o tratamento.
A homeopatia, como vimos, é uma alternativa segura e saudável para quem procura por mais qualidade de vida para si mesmo e para a sua família.
O que é?
De forma objetiva, a homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em administrar ao paciente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.
É uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença.
Assim, com o uso do medicamento homeopático, o paciente faz um tratamento completo e suave, que vai curar a doença sem agredir o organismo ― sem causar efeitos colaterais ― e que proporcionará a melhora da imunidade.
O tratamento homeopático é indicado para diversos problemas de saúde, tanto a orgânica como a psicológica. Geralmente o medicamento é indicado para tratar doenças ginecológicas, respiratórias, gastrointestinais, dermatológicas, alérgicas e para aumentar a imunidade.
Os tratamentos homeopáticos podem ser aliados aos tratamentos convencionais e, em alguns casos, substituí-los. Porém, não é indicado fazer essa substituição por conta própria, em especial nos casos de doenças graves.
É sempre necessário seguir as indicações do especialista. Mesmo para tratar-se com o medicamento homeopático, convém consultar um médico homeopata. Afinal, embora se trate de uma medicina de menor risco, é preciso que o especialista faça a avaliação do paciente para indicar o tratamento mais seguro e eficaz para cada caso.