A sua terapia nas nossas mãos
Como o próprio nome indica, os exames são complementares e fazem parte do processo normal de investigação de doenças, levando-se em consideração os dados obtidos através da anamnese e exame físico.
Os exames complementares de diagnóstico fornecem informações necessárias para a realização do diagnóstico de uma determinada alteração ou doença. É um exame que auxilia na tomada de decisão.
Eletrocardiograma (ECG)
O que é?
Trata-se de um dos exames complementares de diagnóstico não-invasivos mais frequentemente utilizados para avaliar a função cardíaca.
O eletrocardiograma é um exame que deteta a atividade elétrica do coração. Cada contração do músculo cardíaco ou das válvulas do coração é comandado por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração. O ECG consegue identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos.
Assim o ECG é o exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial da isquémia cardíaca.
Vantagens e benefícios
O ECG é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a deteção de isquémia do coração.
O eletrocardiograma é também de grande valor na avaliação de outros tipos de anormalidades cardíacas, incluindo doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatia, pericardite e sequelas cardíacas da hipertensão arterial.
Sendo um exame inofensivo e pouco dispendioso, é da maior utilidade para o estudo do coração.
Sistema de Diagnóstico por Bioressonância
O sistema de Biorressonância utiliza teorias e tecnologia semelhantes a equipamentos de Diagnóstico convencionais como o Ultra-Som, Ressonância Magnética, TAC, ECG, Ecografia, etc. os quais medem o corpo e o seu campo elétrico, a fim de prestar informações ao paciente sobre o seu estado de saúde.O Biorressonância tem a grande vantagem de ser um método não invasivo e sem qualquer transtorno para o paciente, podendo ser realizado em qualquer idade e sem qualquer tipo de efeitos secundários adversos.
O corpo humano é um campo elétrico e portanto a sua reatividade pode ser medida assim como a reactividade dos seus tecidos, compostos e células.
Através de parâmetros tri-vectoriais o diagnóstico por Biorressonância permite a obtenção de imagens relativas ao estado de saúde de uma respectiva zona do organismo assim como ao estado de stress celular e energético dessa mesma região.
Termografia Clínica
Termografia é a técnica que permite criar um mapa digital do corpo onde são distinguidas as diferentes temperaturas em zonas especificas. Em termos práticos é uma câmara que capta "imagens térmicas" do organismo.
A alteração da temperatura é uma das reações fisiológicas mais comuns do corpo humano. O estudo destas imagens permite ao terapeuta detectar as mudanças na atividade funcional dos órgãos e tecidos do corpo, mesmo ainda não tendo alterações a nível físico nem sintomático.
A câmara termográfica deteta radiações infravermelhas (isto é, o calor) que o corpo emite. As diferentes temperaturas do corpo são registadas graficamente com cores diferentes.
É considerado um dos exames complementares de diagnostico por imagem digital, mais moderno e seguros. É capaz de detetar inúmeras doenças, muitas vezes não detetadas por outros métodos e de forma ainda mais precoce.
Estes dados, obtidos através de uma câmara de infravermelhos de alto desempenho, são registados de forma a serem posteriormente analisados por um profissional especializado, de acordo com a temperatura registada nas várias zonas do corpo. A Termografia pode ser extremamente eficaz no despiste de algumas patologias ou na identificação de algumas perturbações como:
-
Lesões Esforço Repetitivo
-
Fibromialgias
-
Lesões Desportivas
-
Doenças de Ossos, Articulações e Músculos
-
Doenças de Ouvidos, Nariz e Garganta
-
Doenças Cardiovasculares
-
Doenças Ginecológicas
-
Doenças Andrológicas
-
Doenças Imunológicas e Hematológicas
-
Tumores de Pele
-
Doenças da Mama
-
Tiroide
-
Doenças Gastrointestinais
-
Doenças Pulmonares
-
Doenças Endocrinológicas
-
Trato Urinário
-
Doenças Nervosas